SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Das demandas ao dom: as crianças pais de seus paisO sujeito e as leis na destituição do poder familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

DIAS, Cristina  e  QUEIROZ, Edilene. A chegada de um irmão adotivo: percepções e experiências. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 222-233. ISSN 2359-0769.

Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as percepções e vivências, na perspectiva de filhos biológicos, diante da chegada de um (a) irmão (ã) adotivo (a). Foram entrevistados sete adultos, na faixa etária entre 19 e 40 anos, que possuíam ao menos um (a) irmão (ã) adotado (a). A entrevista foi analisada de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Observou-se, especialmente no início, ambivalência de sentimentos e foram necessárias readaptações na família para a inserção do novo membro, mas a convivência alicerçou a relação entre os irmãos. A grande diferença de idade entre alguns irmãos levou o filho biológico a se portar como irmão parental. O tratamento dispensado pelos pais aos filhos existentes, bem como a preparação desses foram essenciais para a aceitação da criança adotada. Pode-se concluir que, na maioria dos casos, não se percebeu diferença pelo fato de a fratria ser constituída pela via da consanguinidade ou da adoção, pois são os vínculos afetivos entre pais e filhos que determinam e mobilizam tanto as rivalidades quanto as fraternidades.

Palavras-chave : adoção; irmãos; pais; relacionamento fraterno.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License