SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Maioridade penal: a urgência de uma discussãoOcio e cultura na (re)construção identitária de pessoas idosas institucionalizadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

VIEIRA, Renan Martimiano  e  MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos. O trauma de tortura sob a ótica da teoria da sedução generalizada: vivências do período civil-militar brasileiro (1964-1985). Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 265-274. ISSN 2359-0769.

O presente artigo investiga o trauma sofrido por sujeitos que foram submetidos à tortura na ditadura civil-militar brasileira, por meio de narrativas autobiográficas. Dois livros compõem nosso material de análise: Retrato Calado, de Luiz Roberto Salinas Fortes, e Memórias do Esquecimento, de Flávio Tavares, que são analisados a partir da psicanálise, mais especificamente, da Teoria da Sedução Generalizada (TSG), de Laplanche. A TSG tem como premissa básica o trauma psíquico como constituinte do psiquismo humano; propõe a noção de mensagem enigmática enquanto impulsionadora de traduções; assinala o conceito de inconsciente estritamente sexual; e descreve a situação antropológica fundamental. A partir desses conceitos, tecemos algumas considerações acerca do trauma de tortura no que tange ao seu caráter sexual e disruptivo e propomos que a autointerrogação pode auxiliar no processo de tradução/elaboração do trauma.

Palavras-chave : trauma; tortura; ditadura civil-militar brasileira; narrativas testemunhais; teoria da sedução generalizada.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License