SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Quality of life representations at work on a brazilian regulatory agency author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

TABORDA, Jeferson Camargo; BERNARDES, Anita Guazzelli  and  MARQUES, Camilla Fernandes. Agentes comunitários de saúde nas tramas da rede: territórios e heterotopias. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 302-309. ISSN 2359-0769.

O artigo tem como objetivo considerar que a estratégia de Redes de Atenção à Saúde (RAS), como um fio condutor de práticas na Atenção Básica à Saúde, possibilita articular dimensões que contribuem para problematizar tanto a noção de território como um valor existencial, quanto a questão do espaço como experiência e constituição da subjetividade. Utilizando-se de um referencial pós-estruturalista, pensar em rede possibilita articular estas noções distintas, contribuindo para problematizar tanto a noção de território como um valor existencial quanto a questão do espaço como experiência e constituição da subjetividade. Conclui-se que o modo como se vivencia o território e como se experimentam os espaços pode contribuir com uma forma alternativa de se pensarem a Rede de Atenção à Saúde (RAS) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde, seu elemento constitutivo.

Keywords : atenção primária; agentes comunitários de saúde; território; subjetividade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License