SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Representações de qualidade de vida no trabalho em uma agência reguladora brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

TABORDA, Jeferson Camargo; BERNARDES, Anita Guazzelli  e  MARQUES, Camilla Fernandes. Agentes comunitários de saúde nas tramas da rede: territórios e heterotopias. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 302-309. ISSN 2359-0769.

O artigo tem como objetivo considerar que a estratégia de Redes de Atenção à Saúde (RAS), como um fio condutor de práticas na Atenção Básica à Saúde, possibilita articular dimensões que contribuem para problematizar tanto a noção de território como um valor existencial, quanto a questão do espaço como experiência e constituição da subjetividade. Utilizando-se de um referencial pós-estruturalista, pensar em rede possibilita articular estas noções distintas, contribuindo para problematizar tanto a noção de território como um valor existencial quanto a questão do espaço como experiência e constituição da subjetividade. Conclui-se que o modo como se vivencia o território e como se experimentam os espaços pode contribuir com uma forma alternativa de se pensarem a Rede de Atenção à Saúde (RAS) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde, seu elemento constitutivo.

Palavras-chave : atenção primária; agentes comunitários de saúde; território; subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License