SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Buscas identitárias em nossa modernidadeMulheres heterossexuais em relacionamento estável: limites do aconselhamento em DST/HIV/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

LYRA, Rodrigo  e  CALDAS, Heloisa. Regulamentação e psicanálise: da política à clínica. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 341-349. ISSN 2359-0769.

Este artigo aborda aspectos políticos e clínicos do problema da regulamentação em sua relação com a psicanálise. Na vertente política, destaca-se que as tentativas de regulamentação da psicanálise pelo Estado têm se multiplicado pelo mundo, sendo crucial compreender seu contexto. Na vertente clínica, a regulamentação é vista como um aspecto central das novas configurações culturais, a partir das quais os sintomas se produzem. Busca-se investigar as consequências do privilégio dado ao saber administrativo e burocrático como resposta aos sintomas, bem como propor estratégias clínicas diante desse cenário, especialmente a partir dos conceitos de gozo e objeto a.

Palavras-chave : regulamentação; psicanálise; gozo; objeto.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License