SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Regulamentação e psicanálise: da política à clínicaBiopolítica, bioeconomia, subjetividade: uma análise das principais transformações laborais no capitalismo contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

SILVA, Tamara Queiroz Costa  e  SZAPIRO, Ana Maria. Mulheres heterossexuais em relacionamento estável: limites do aconselhamento em DST/HIV/AIDS. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 350-361. ISSN 2359-0769.

Diante do quadro mais geral de feminização da epidemia de AIDS no Brasil, com o aumento de casos em mulheres heterossexuais em relacionamento estável, este artigo analisa questões ligadas à não adoção de comportamento preventivo neste grupo. Considera-se que a não adoção aponta uma dificuldade de negociar o preservativo, a qual, embora possa estar relacionada a valores como fidelidade e confiança, extrapola-os. De modo a examinar as dificuldades quanto aos modos de prevenção nesta população em particular, foram realizadas entrevistas com cinco mulheres que se dirigiram a um Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/HIV/AIDS para o reteste do anti-HIV - pela demanda de reteste, identificou-se no grupo dificuldade quanto à adoção do preservativo. Analisando o discurso das entrevistadas, evidenciou-se um conflito entre a recomendação de uso do preservativo (como prevenção à doença) e os valores de ordem subjetiva e cultural (como pacto de fidelidade presente em todas as formas de conjugalidade). Tais valores se situam, segundo os relatos, além das recomendações que as entrevistadas haviam recebido sobre a prevenção à doença.

Palavras-chave : HIV; AIDS; conjugalidade; fidelidade; risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License