SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Assistência social pública brasileira: uma política da autonomia - um dispositivo biopolíticoA incerteza do futuro e a questão ambiental na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

SILVEIRA, Fernando; SIMANKE, Richard  e  FIGUEIRA, Fernando. Transversalidades entre psicologia e disciplina em vigiar e punir de Michel Foucault. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 438-446. ISSN 2359-0769.

A disciplina, na arqueogenealogia de Foucault, desvelou mecanismos de produção, manipulação e articulação de poderes corpóreos. A produção do sujeito disciplinar foi elemento funcional na produção de uma racionalidade sobre corpos e almas psicologizáveis. Assim, disciplina é a técnica de constituição de corpos úteis, dóceis e submissos, saber-referência para o diagnóstico de indivíduos normais ou desviantes. Este artigo estuda a transversalidade entre psicologia e disciplina, analisando os efeitos disciplinares na reinvenção de corpos e almas e na produção do próprio sujeito psicológico, principalmente na constituição dos exames e laudos periciais. Partimos da hipótese que as técnicas disciplinares oferecem elementos de constituição do sujeito psicológico, e a constituição do sujeito disciplinar e psicológico se inter-relacionam em um processo de pressuposição recíproca.

Palavras-chave : Foucault; psicologia e disciplina; corpo-alma.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License