SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Formas de subjetivação contemporâneas e as especificidades da geração Y"Arquitetura da destruição" e a segregação cotidiana na cultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

LUCI, Meire; RACCIONI, Thaís  e  MAXIMIANO, Késia. Experiências estético-terapêuticas em terapia ocupacional. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 467-471. ISSN 2359-0769.

Este trabalho objetivou relatar a experiência do uso das oficinas artísticas como recurso terapêutico ocupacional junto a usuários do Serviço Residencial Terapêutico do interior de São Paulo. Terapia Ocupacional e a Arte foram os principais recursos das intervenções, devido aos potenciais de objetivar e promover ao sujeito o distanciamento do cotidiano e, assim provocar reflexões acerca dessa. Foram realizadas 20 oficinas artísticas, que ocorreram semanalmente no período de 6 meses, possibilitando aos participantes descobertas de potencialidades até então desconhecidas, facilitando o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento frente às consequências da institucionalização, impulsionando os sujeitos participantes a se colocarem como protagonistas de suas próprias histórias. Arte e Terapia Ocupacional reafirmam-se como espaço de reprodução, experimentação e reinvenção de modos de vida.

Palavras-chave : reforma psiquiátrica; terapia com artes criativas; terapia ocupacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License