SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Entre travessias: a saúde dos docentes na expansão/interiorização do IFMA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

MACHADO, Lúcio de Souza  e  MACEDO, Kátia Barbosa. Análise bibliométrica dos estudos em clínica psicodinâmica do trabalho. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 9-23. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.1.9-22.

Esta pesquisa objetivou explorar o panorama dos artigos sobre psicodinâmica do trabalho (PDT) publicados no Portal de Periódicos CAPES/MEC, em língua portuguesa, no período de 2000 a 2014. A pesquisa classifica-se como descritiva e bibliométrica. Para o levantamento dos artigos, empregaram-se palavras-chaves extraídas da teoria da clínica psicodinâmica do trabalho. Foram localizados 95 artigos no período, o que corresponde a uma média de 6,33 artigos por ano. Os resultados indicaram que a maior parte das publicações concentrou-se nos anos de 2009 a 2012. Os artigos podem ser considerados como de boa qualidade, pois foram publicados, em sua maioria, em periódicos com Qualis/CAPES superior a B3. Dentre as principais temáticas, observou-se que os autores priorizam o estudo e análise do trabalho, e a sua relação com a saúde e sofrimento do trabalhador. Quanto ao perfil dos autores, verificou-se que, em sua maioria, são do gênero feminino e com doutorado. Em relação à formação de redes de pesquisa, identificaram-se quatro grandes redes entre os autores, em que se destacam as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e Nordeste como mais representativas. Conclui-se que a pesquisa em PDT pode ser considerada modesta, porém de boa qualidade, em que se preza a cooperação científica.

Palavras-chave : saúde mental; psicodinâmica do trabalho; Portal de Periódicos Capes [MEC]; pesquisa bibliométrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License