SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Entre travessias: a saúde dos docentes na expansão/interiorização do IFMAAssédio no contexto educacional: Uma possibilidade de manifestação perversa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

DALAGASPERINA, Patrícia  e  MONTEIRO, Janine Kieling. Estresse e docência: um estudo no ensino superior privado. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 36-51. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.1.37-51.

O estresse no trabalho docente é considerado um dos principais problemas vivenciados pela categoria. Este estudo, pautado na abordagem qualitativa, teve por objetivo identificar os fatores de estresse laboral de professores universitários do ensino privado e analisar as possíveis repercussões na saúde. Foram entrevistados nove professores de universidades da região metropolitana de Porto Alegre. Os resultados apresentam como principais fatores de estresse: sobrecarga de trabalho, cobranças e dificuldades de relacionamento com chefia e alunos, prejudicando a saúde desses profissionais. Foram sugeridas pelos professores melhorias na gestão do trabalho, no processo de ensino e nas estratégias de enfrentamento pessoal como alternativas para redução do estresse. No entanto, essas não trazem uma crítica direcionada às formas atuais de gestão praticadas no ensino superior privado, relacionadas à ideologia da excelência, do pragmatismo e do mercantilismo.

Palavras-chave : estresse; docentes; ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License