SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Estresse e docência: um estudo no ensino superior privadoCriatividade docente: Winnicott e a construção de subjetividades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

GUIMARAES, Ludmila de Vasconcelos Machado; FARIA, Renata Caetano Vieira de; FERREIRA, Débora Teixeira Barreiros  e  PENA, Breno Ferreira. Assédio no contexto educacional: Uma possibilidade de manifestação perversa. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 52-63. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.1.52-63.

Tendo em vista que o setor de ensino pode ser considerado propício para o surgimento de práticas que, de forma insidiosa e sistemática, podem atingir a integridade psíquica de alunos e professores, o presente ensaio busca refletir, a partir da perspectiva psicanalítica, sobre o assédio moral no contexto educacional. Para tanto, discute-se a natureza perversa conhecida corriqueiramente como autoritarismo, baseando-se principalmente na teoria psicanalítica freudiana, nos conceitos pós-freudianos de Lacan e Melanie Klein, e em autores contemporâneos como Hirigoyen e Racamier. A partir dessa reflexão, é possível supor que o quadro de perversão narcísica, observado em alguns traços de professores, pode se delinear como forma de defesa do sujeito frente a uma situação ameaçadora. É importante considerar as características e vivências individuais dos professores, já que não se propõe aqui nenhum tipo de generalização, e que essas manifestações podem ser também fruto de uma cultura educacional em que a autoridade é historicamente institucionalizada.

Palavras-chave : subjetividade; perversão; psicanálise; educação; assédio.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License