SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Harassment in the educational context: A possibility of perverse manifestationSubjectivation modes in the evaluative system of the graduate: to know, to wonder, to interrogate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

MAIA, Maria Vitória Campos Mamede  and  VIEIRA, Camila Nagem Marques. Criatividade docente: Winnicott e a construção de subjetividades. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 64-77. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.1.64-77.

Este artigo tem por objetivo discutir a temática criatividade docente e o olhar winnicottiano em diálogo com a produção de subjetividades docentes e discentes. Partindo da premissa de queé necessário que haja vínculo entre ensinantes e aprendentes para se aprender, buscamos na psicopedagogia psicanalítica nossas bases para a compreensão desse processo. Assim, centraremos esta análise no docente, "responsável" pela tarefa de ensinar ou, como preferimos dizer, responsável por manter um ambiente suficientemente bom para que seja possível aprender. Dessa forma, iniciaremos discutindo o que seria criatividade docente. Em seguida, buscaremos dialogar com questões como autoria de pensamento e autonomia, entendidas como expressões práticas da produção de subjetividades. Nossa metodologia está estruturada em dois campos de análise. O primeiro, parte de análise documental de teses e artigos dos últimos 5 anos acerca da criatividade docente, e o segundo é composto por falas e depoimentos coletados em nossas pesquisas nos mais diversos contextos escolares, estabelecendo, assim, conexões com a temática proposta.

Keywords : criatividade docente; Winnicott; subjetividades.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License