SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1El acoso en lo contexto educacional: Una posibilidad de manifestación perversaModos de subjetivación en el sistema evaluativo del post-grado: conocer, sorprenderse, interrogar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

MAIA, Maria Vitória Campos Mamede  y  VIEIRA, Camila Nagem Marques. Criatividade docente: Winnicott e a construção de subjetividades. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 64-77. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.1.64-77.

Este artigo tem por objetivo discutir a temática criatividade docente e o olhar winnicottiano em diálogo com a produção de subjetividades docentes e discentes. Partindo da premissa de queé necessário que haja vínculo entre ensinantes e aprendentes para se aprender, buscamos na psicopedagogia psicanalítica nossas bases para a compreensão desse processo. Assim, centraremos esta análise no docente, "responsável" pela tarefa de ensinar ou, como preferimos dizer, responsável por manter um ambiente suficientemente bom para que seja possível aprender. Dessa forma, iniciaremos discutindo o que seria criatividade docente. Em seguida, buscaremos dialogar com questões como autoria de pensamento e autonomia, entendidas como expressões práticas da produção de subjetividades. Nossa metodologia está estruturada em dois campos de análise. O primeiro, parte de análise documental de teses e artigos dos últimos 5 anos acerca da criatividade docente, e o segundo é composto por falas e depoimentos coletados em nossas pesquisas nos mais diversos contextos escolares, estabelecendo, assim, conexões com a temática proposta.

Palabras clave : criatividade docente; Winnicott; subjetividades.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License