SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Assédio no contexto educacional: Uma possibilidade de manifestação perversaModos de subjetivação no sistema avaliativo da pós-graduação: conhecer, estranhar, interrogar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

MAIA, Maria Vitória Campos Mamede  e  VIEIRA, Camila Nagem Marques. Criatividade docente: Winnicott e a construção de subjetividades. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 64-77. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.1.64-77.

Este artigo tem por objetivo discutir a temática criatividade docente e o olhar winnicottiano em diálogo com a produção de subjetividades docentes e discentes. Partindo da premissa de queé necessário que haja vínculo entre ensinantes e aprendentes para se aprender, buscamos na psicopedagogia psicanalítica nossas bases para a compreensão desse processo. Assim, centraremos esta análise no docente, "responsável" pela tarefa de ensinar ou, como preferimos dizer, responsável por manter um ambiente suficientemente bom para que seja possível aprender. Dessa forma, iniciaremos discutindo o que seria criatividade docente. Em seguida, buscaremos dialogar com questões como autoria de pensamento e autonomia, entendidas como expressões práticas da produção de subjetividades. Nossa metodologia está estruturada em dois campos de análise. O primeiro, parte de análise documental de teses e artigos dos últimos 5 anos acerca da criatividade docente, e o segundo é composto por falas e depoimentos coletados em nossas pesquisas nos mais diversos contextos escolares, estabelecendo, assim, conexões com a temática proposta.

Palavras-chave : criatividade docente; Winnicott; subjetividades.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License