SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1As transformações produtivas na pós-graduação: o prazer no trabalho docente está suspenso?A construção do sujeito na perspectiva de Jean-Paul Sartre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

RODRIGUES, Dayane Silva  e  OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Psicologia cultural e socioeducação: reflexões sobre desenvolvimento humano e infração juvenil. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 104-118. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.1.104-118.

O presente ensaio busca fortalecer a práxis do sistema socioeducativo, ao promover reflexões sobre temas como desenvolvimento humano na adolescência, infração juvenil e o caráter socioeducativo dos processos de responsabilização, à luz da psicologia cultural do desenvolvimento. O texto se divide em três partes. Na primeira, apresenta-se um esboço das tendências contemporâneas da psicologia e o modo como estas têm problematizado a concepção de desenvolvimento humano da chamada psicologia moderna. A segunda enfatiza as contribuições que as perspectivas culturalistas em psicologia têm oferecido à discussão teórica e às práticas sociais com a adolescência, delineando-se as bases para uma compreensão sociocultural do fenômeno da infração juvenil. Por último, discute-se o conceito de cultura socioeducativa, com o intuito de problematizar algumas ideias arraigadas no cotidiano do trabalho na área e contribuir para explicar algumas das dificuldades enfrentadas nesse cotidiano. Sem pretender ser conclusivo, o texto tece considerações finais que apontam para outras contribuições da psicologia cultural do desenvolvimento para a qualificação da justiça juvenil, em especial a importância de observar os aspectos culturais nas pesquisas e na atuação com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Palavras-chave : adolescência; desenvolvimento humano; psicologia cultural do desenvolvimento; socioeducação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License