SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Subjetividad, cultura y educación en Herbert MarcuseAncestralidad africana de la cultura y de la identidad de la samba índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

COSTA, Alice Moreira da; PACHECO, Maria Luiza Leal  y  PERRONE, Cláudia Maria. Intervenções na emergência: a escuta psicanalítica pós-desastre da Boate Kiss. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 155-165. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.1.155-165.

As situações de desastre agrupam um conjunto de fenômenos psíquicos que se formam em consequência da intrusão de um evento limite, na maior parte das vezes imprevisível, que causa um impacto intenso no psiquismo. Tal acontecimento pode ser da ordem do inominável e provocará uma desorganização psíquica com fator traumático. Na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, ocorreu um incêndio, no dia 27 de janeiro de 2013, que ocasionou 242 mortes e teve um impacto potencialmente traumático. O trauma não é o fato em si, mas a forma como um evento disruptivo incide sobre o aparelho psíquico dos sujeitos e como é articulado na vivência singular. Diante disso, é fundamental a atenção aos possíveis efeitos do traumático sobre o psiquismo com o objetivo de criar intervenções terapêuticas eficazes, que facilitem o processo de simbolização do excesso de estímulo, possibilitando a narrativa da vivência. Será apresentado um relato de experiência profissional que articula a teoria psicanalítica com a escuta clínica realizada por psicólogos de orientação psicanalítica diante de uma emergência.

Palabras clave : trauma; psicanálise; emergência; narrativa; desastre.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License