SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Ser jovem, ser belo: a juventude sob holofotes na sociedade contemporâneaO manejo clínico de "casos difíceis": herança e atualidade de Sándor Ferenczi nas abordagens de Winnicott e Balint índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

GERALDO, Raoni Pereira da Silva Ramos  e  LANGE, Elaine Soares Neves. O declínio da função paterna na anorexia feminina. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 34-45. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.2.34-45.

Este artigo tem por objetivo analisar a falência da função paterna na constituição da anorexia feminina. A anorexia é um transtorno alimentar que se define por uma demasiada redução da massa corporal. Divulgada na mídia como uma patologia da atualidade, por meio de um breve histórico, verificou-se que, em épocas anteriores, como na Idade Média, existiram evidências de privações alimentares em mulheres. O estudo da anorexia é imprescindível para a compreensão desse tema urgente e comum na clínica atual. O principal objetivo deste trabalho foi analisar de que forma o declínio da função simbólica do pai determina a construção da anorexia na mulher. Analisou-se a dinâmica familiar da anorexia feminina por meio da relação intensa entre mãe e filha, pela ausência da função paterna e pelas consequências dessa dinâmica familiar para a sua constituição. Para compreender essa problemática foi realizado um levantamento bibliográfico por meio do referencial teórico psicanalítico, com a utilização de artigos e livros de autores contemporâneos orientados pelas teorias de Freud e Lacan.

Palavras-chave : anorexia; função paterna; psicanálise; feminilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License