SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Anxiety and subjective constitution: from the unsignificable object to the signifierCynicism as a metaphor of culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

SAMPAIO, Lucia Beatriz Pitanguy  and  BITTENCOURT, Maria Inês Garcia de Freitas. Psicanálise e literatura: Thomas Ogden e a poesia de Robert Frost. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 71-81. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.2.71-81.

Convidamos você a dialogar com psicanálise e poesia através da leitura de Thomas Ogden e Robert Frost. Com Ogden, bom leitor de Bion, Winnicott e Frost, observamos a instrumentalização do aparelho de pensar com formas criadas na experiência de leitura a partir da interseção com as formas de pensar do escritor. Em Frost, pescamos os sons vivos do discurso, sobressons que reverberam o som do sentido na voz do outro que nos constitui. Este caminhar partilhado com a voz do outro que a imersão em uma obra literária proporciona é experiência cultural de aliveness por excelência. Compreendendo o corpo como locus da experiência e a voz como contorno psíquico, consideramos que os devaneios poéticos apontam para a ideia de que a arte, assim como a verdade, é uma construção que tem como referências as experiências de criador e observador - na literatura, da dupla escritor e leitor. Partindo de alguns conceitos elaborados por Ogden na leitura de poemas de Frost, enfatizamos neste artigo o ato de ler como um encontro que abre portais imaginários para muito além da dimensão intelectual.

Keywords : psicanálise; literatura; Ogden; Frost; voz; sons vivos do discurso.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License