SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Psychoanalysis and literature: Thomas Ogden and the poetry of Robert FrostThe place of suffering in the discourse of contemporary biotechnology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

ASSIS, Maria de Fátima Pessoa de  and  OLIVEIRA, Maria Lúcia de. O cinismo como metáfora da cultura. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 82-92. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.2.82-92.

Este trabalho teve como objetivo analisar o cinismo enquanto metáfora da cultura na atualidade. Buscamos estudá-lo em seus aspectos histórico-sociais e em suas relações com a economia libidinal dos sujeitos. Trata-se de pesquisa teórica, fundamentada na Psicanálise, desde Freud e em Fábio Herrmann, autor que nos permitiu realizar a recuperação do método psicanalítico na análise da cultura contemporânea. A partir das leituras realizadas, verificamos que a racionalidade cínica é modo de funcionamento das estruturas de sociabilidade que aparecem em processos de crise de legitimação e erosão das normas da vida social. O desempenho erótico das subjetividades encontra-se alinhado com as condições econômicas e sociais, o que implica em uma nova economia libidinal dos sujeitos, no âmbito do capitalismo cínico.

Keywords : cinismo; psicanálise; cultura; capitalismo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License