SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Psicanálise e literatura: Thomas Ogden e a poesia de Robert FrostO lugar do sofrimento no discurso da medicina biotecnológica contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

ASSIS, Maria de Fátima Pessoa de  e  OLIVEIRA, Maria Lúcia de. O cinismo como metáfora da cultura. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 82-92. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.2.82-92.

Este trabalho teve como objetivo analisar o cinismo enquanto metáfora da cultura na atualidade. Buscamos estudá-lo em seus aspectos histórico-sociais e em suas relações com a economia libidinal dos sujeitos. Trata-se de pesquisa teórica, fundamentada na Psicanálise, desde Freud e em Fábio Herrmann, autor que nos permitiu realizar a recuperação do método psicanalítico na análise da cultura contemporânea. A partir das leituras realizadas, verificamos que a racionalidade cínica é modo de funcionamento das estruturas de sociabilidade que aparecem em processos de crise de legitimação e erosão das normas da vida social. O desempenho erótico das subjetividades encontra-se alinhado com as condições econômicas e sociais, o que implica em uma nova economia libidinal dos sujeitos, no âmbito do capitalismo cínico.

Palavras-chave : cinismo; psicanálise; cultura; capitalismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License