SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Cynicism as a metaphor of cultureCharacterization of sexual abuse in clientele of CREAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

FURTADO, Mariama Augusto  and  SZAPIRO, Ana Maria. O lugar do sofrimento no discurso da medicina biotecnológica contemporânea. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 93-104. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.2.93-104.

Este estudo teórico pretende analisar o lugar do sofrimento no discurso da medicina biotecnológica contemporânea. Para isso, recuperamos historicamente o processo de construção dos diferentes modos de compreender o sofrimento, analisando o olhar sobre o sofrimento inaugurado pelo discurso médico. Em seguida buscamos compreender as transformações operadas no discurso da medicina anatomopatológica moderna em direção ao que denominamos de medicina biotecnológica. Nessa passagem observamos mudanças no modo de compreender o sofrimento, que devem ser examinadas tomando como referência o contexto de transformações mais amplas em curso na pós-modernidade. É neste contexto que exalta valores ligados à eficiência, produtividade efelicidade que o sofrimento passa a ser visto como uma patologia a ser corrigida. Com efeito, um processo de contínua expansão dos diagnósticos vem trazendo para o campo da psicopatologia comportamentos comuns e estados subjetivos quenão eram concebidos como doença.

Keywords : medicalização; pós-modernidade; saúde; sofrimento.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License