SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Tecnologia, organização do trabalho e custo cognitivo: ação ergonômica em um núcleo de segurança da informação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

(LATTES), Marisa Terezinha Garcia de Oliveira  e  (LATTES), Liliane Seide Froemming. Fragmentos das análises de dois casos de esquizofreniaFragmentos de los análisis de dos casos de esquizofrenia. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 132-141. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.2.132-141.

O presente texto foi construído a partir de fragmentos das análises de duas pacientes. A primeira apresentou-se como esquizofrênica na sessão inicial. A segunda foi diagnosticada ao longo do tratamento. Aspectos transferenciais em ambos os tratamentos impulsionaram esta escrita que partiu do texto de Freud sobre "O Caso Dora" e se utilizou da linguagem cinematográfica, pela semelhança entre a montagem de um filme e sessões de psicanálise. O enunciado da primeira sessão de ambas as mulheres e seus sonhos são os fragmentos que nos fizeram recorrer ao estudo de Freud "Suplemento metapsicológico à teoria dos Sonhos" visando análise, interpretação e considerações sobre a estruturação psicótica.

Palavras-chave : psicanálise; esquizofrenia; sonhos; transferência; cinema.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License