SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The Effects of contemporaneity in the Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

GOMES, Cecilia Maria Girão  and  LIMA, Maria Celina Peixoto. Sobre a educação inclusiva e suas referências discursivas. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 9-20. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.3.9-20.

O artigo propõe-se a discutir os fundamentos da educação inclusiva enquanto práxis, destacando suas referências discursivas. Partindo das primeiras articulações entre a medicina e a educação respaldadas pela clínica, são destacadas as análises de Michel Foucault e Pierre Bourdieu sobre o biopoder e os efeitos de exclusão advindos do campo educacional para, em seguida, discutir a nova aliança da educação com o discurso médico, agora pelo viés das políticas públicas. Por fim, a partir de suas inegáveis contribuições teóricas sobre a clínica com crianças e de um longo histórico de experiências institucionais bem-sucedidas, aponta-se a Psicanálise como uma referência discursiva outra para a educação inclusiva contemporânea, possibilitando o resgate do sujeito e uma nova articulação entre o tratar e o educar.

Keywords : educação especial; educação inclusiva; psicanálise.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License