SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Os efeitos da contemporaneidade nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

GOMES, Cecilia Maria Girão  e  LIMA, Maria Celina Peixoto. Sobre a educação inclusiva e suas referências discursivas. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 9-20. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.3.9-20.

O artigo propõe-se a discutir os fundamentos da educação inclusiva enquanto práxis, destacando suas referências discursivas. Partindo das primeiras articulações entre a medicina e a educação respaldadas pela clínica, são destacadas as análises de Michel Foucault e Pierre Bourdieu sobre o biopoder e os efeitos de exclusão advindos do campo educacional para, em seguida, discutir a nova aliança da educação com o discurso médico, agora pelo viés das políticas públicas. Por fim, a partir de suas inegáveis contribuições teóricas sobre a clínica com crianças e de um longo histórico de experiências institucionais bem-sucedidas, aponta-se a Psicanálise como uma referência discursiva outra para a educação inclusiva contemporânea, possibilitando o resgate do sujeito e uma nova articulação entre o tratar e o educar.

Palavras-chave : educação especial; educação inclusiva; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License