SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Sobre la educación incusiva y sus referencias discursivasEl concepto de biopoder en el Pensamiento de Michel Foucault índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

PROCHNO, Caio César Souza Camargo  y  BESSA, Wellington Luís Cardoso. Os efeitos da contemporaneidade nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 21-33. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.3.21-33.

A sociedade contemporânea é reflexo de uma série de transformações no âmbito social, político, cultural e econômico, que alteram as formas de se estabelecer laços sociais. O saber-fazer na Saúde Mental também passou por importantes e significativas transformações no Brasil, evoluindo, em definitivo, de um modelo centrado na referência hospitalar para um modelo de atenção diversificada, de base territorial comunitária, que encontra nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) uma das suas principais referências. O objetivo deste trabalho é demonstrar como a montagem desse serviço sofre os efeitos das mudanças descritas sobre o nome de pós-modernidade. O mal-estar, descrito por Freud, encontra na perspectiva contemporânea novas formas de expressão. Isso implica em novas formas de modulação do sofrimento psíquico. Nesse contexto, o corpo torna-se palco privilegiado para sustentar essas diferentes formas de apresentação do mal-estar, sendo, por vezes, capturado pelo jogo de linguagem de uma clínica neurobiológica que exclui a dimensão do sujeito, silenciando consequentemente o seu sofrimento.

Palabras clave : saúde mental; serviços de saúde mental; assistência em saúde mental; pós-modernidade; sintomas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License