SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Invent a body: Schreber and his delirious metaphorCharacteristics of the socio-familiar environment and neuro-psychomotor development of children: associations and implications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

PALUMBO, José Henrique Parra  and  CABRAL, Paulo Emílio Pessoa Lustosa. A pulsão anarquista e a resistência diante da morte e da massificação. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 84-96. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.3.84-96.

Este artigo propõe uma reflexão em torno do conceito de pulsão anarquista cunhado por Nathalie Zaltzman em texto homônimo durante 1979; conceito que articula certa manifestação específica da pulsão de morte: servir à vida como último recurso para a sobrevivência. Seu objetivo principal é tratar desse último recurso que emerge quando o indivíduo está diante de experiências de precariedade aguda. Assim, o estudo de um caso é o pano de fundo da reflexão de Zaltzman em torno dessas situações chamadas de experiências limite, nas quais as garantias de sobrevivência e de unidade são arruinadas, isto é, quando os excessos de privação ou de um amor totalitário e paralisante ameaçam a sobrevivência do indivíduo. Por conta disso, o ímpeto libertário do anarquismo torna-se a figura para essa pulsão de morte, já que, nessas situações, é dele que se alimenta o sujeito para sobreviver. Com essa construção teórica é possível verificar a necessidade de reconhecer o papel da pulsão de morte sem a moralização de suas exigências.

Keywords : psicanálise; pulsão de morte; anarquismo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License