SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3A pulsão anarquista e a resistência diante da morte e da massificaçãoDeclínio da autoridade e seus eeitos no campo escolar: uma perspectiva psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

MATOS, Larissa Araújo; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves  e  COSTA, Elson Ferreira. Características do ambiente sociofamiliar e desenvolvimento neuropsicomotor de crianças: associações e implicações. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 97-108. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.3.97-108.

O desenvolvimento neuropsicomotor de crianças está relacionado a um conjunto de mudanças encadeadas que envolvem sistemas biológicos em interação com contextos ambientais capazes de exercer significativa influência nesse processo. Este estudo objetivou analisar associações entre os fatores do ambiente familiar e o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças das Unidades de Educação Infantil do município de Belém. Foram triadas 319 crianças, de ambos os sexos, de 36 a 48 meses de idade. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de características biopsicossociais da criança (QCBC), aplicado aos responsáveis das crianças, e o Teste de triagem do desenvolvimento Denver II (TTDDII), que avaliou o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. Para a análise estatística utilizou-se o teste do qui-quadrado, considerados significantes os valores em que p< 0,05. Os resultados identificaram associações significativas entre o escore de suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e três variáveis: escolaridade paterna (p<0,001), ocupação paterna (p=0,008), e gravidez não planejada (p=0,007). Conclui-se que, de modo geral, os resultados corroboram a literatura sobre essa relação, características socioeconômicas e o desenvolvimento neuropsicomotor. Este é o caminho para pensar em políticas públicas mais sensíveis às demandas da população infantil, considerando as especificidades de cada região do país.

Palavras-chave : desenvolvimento neuropsicomotor; família; educação infantil; pobreza; infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License