SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Características del ambiente socio-familiar y desarrollo neuropsicomotor de niños: asociaciones e implicacionesRelato de experiencia de la aproximación del CREPOP-RS al entorno académico: formación en psicología y políticas públicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

CALZAVARA, Maria Gláucia Pires et al. Declínio da autoridade e seus eeitos no campo escolar: uma perspectiva psicanalítica. Rev. Subj. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 109-120. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.3.109-120.

Buscamos, neste artigo, investigar como a escola vem sofrendo os efeitos da contemporaneidade no que se refere ao declínio das figuras de autoridade. Esta investigação se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores que lecionam nas séries do ensino fundamental I de uma escola do interior de Minas Gerais. As principais questões colocadas pelos professores foram as dificuldades em assumir o papel de autoridade, o currículo escolar defasado, a necessidade de um professor apoio/recuperador, a função apaziguadora do diagnóstico do aluno "problema" e a participação das famílias no processo educativo. Ao considerarmos tais questões pela perspectiva psicanalítica, o relato de professores que se sentem desautorizados evidenciao não saber fazer diante do mal-estar da atualidade, revelando, assim, a posição daquele que não se inscreve e poderá não se inscrever frente à inconsistência da autoridade. Sabemos que no campo psicanalítico transmite-se um saber fazer frente ao que não se sabe, ao que escapa ao sujeito. Desse modo, a proposta de interlocução da psicanálise e da educação não se dá pela via da restauração da autoridade pelo autoritarismo, muito próprio à educação tradicional, mas pelo exercício de uma função que visa preservar a hiância própria ao impossível do campo da educação.

Palabras clave : psicanálise; escola; contemporaneidade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License