SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O processo criativo na prisão: um novo élan para a existência?A tragicidade do sujeito do discurso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

EFKEN, Pedro Henrique de Oliveira. A dimensão de domínio na constituição do Ego. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 22-34. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i1.5192.

O objetivo deste artigo é analisar a presença da dimensão de domínio na constituição do ego no pensamento freudiano. A noção freudiana de um aparelho psíquico forjado para dominar as excitações - que se originam no organismo e chegam à mente como exigência de trabalho em virtude de sua ligação com o corpo - abre uma perspectiva de leitura em que tal dimensão ocupa lugar central. De fato, embora Freud nunca tenha dedicado um artigo, ou mesmo um capítulo, à tematização da dimensão de domínio, esta se faz presente em toda a sua obra. No presente artigo, buscaremos mostrar como a dimensão de domínio, atrelada à polaridade atividade/passividade, atravessa a constituição do ego: da experiência alucinatória de satisfação, passando pelo autoerotismo/narcisismo, até estágios onde o ego já ascendeu ao registro simbólico. A passagem da passividade à atividade é essencial ao funcionamento psíquico e, portanto, à apropriação subjetiva realizada no narcisismo.

Palavras-chave : domínio; autoerotismo; narcisismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License