SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A tragicidade do sujeito do discursoNovo século, antigo mal-estar: uma história recente da psicanálise na França índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

NEVES, Tiago Iwasawa; DOS SANTOS, Andreza Silva  e  DE MARIZ, Inácio Antônio Silva. A violência e o seu real: Zizek e a psicanálise. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 45-54. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i1.5148.

Neste artigo, tomamos a violência como objeto de nossa discussão, mas nos propomos a apresentá-la para além de sua fenomenologia cotidiana. Nossa intenção consiste em lançar um olhar sobre a violência, ou seja, pretendemos problematizar o Real que irrompe através das fissuras na teia social, tomando como principal referência a leitura psicanalítica realizada por Slavoj Zizek. Sua tese sobre a violência denuncia o engodo subjetivista de entendê-la apenas como uma expressão do embate entre agentes sociais e questiona o seu sentido naquilo que nela há de mais Real, isto é, naquilo que se inscreve no cerne de sua condição traumática e que se instala nas exigências da linguagem enquanto modo de articulação em torno do vazio. Nesse contexto, o verdadeiro ato político surge como uma aposta, um apelo violento ao impossível de se realizar e um abalo nas fantasias naturalizadas que se proliferam nos laços que o sujeito estabelece com o outro.

Palavras-chave : violência; real; política; Zizek; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License