SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Violence and its real: Zizek and psychoanalysisMethodological foundations of theoretical research in psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

MACHADO, Letícia Vier; SOUSA, Fernando Aguiar Brito de  and  RODRIGUES, Adriana. Novo século, antigo mal-estar: uma história recente da psicanálise na França. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 55-67. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i1.5213.

No início do século XXI, a psicanálise deparava-se com um novo período de instabilidade, fruto das mudanças no cenário mundial somadas às crises das instituições psicanalíticas. Na França, país onde as características peculiares de implantação e difusão da psicanálise concederam-lhe o status de verdadeira "exceção" em relação ao restante do mundo, a situação de crise foi sentida de maneira ainda mais intensa devido à demanda do Estado em regulamentar a prática psicanalítica, discussão que chegou ao seu ápice em 2003. O contexto exigia respostas que articulassem psicanálise e política em ações que pudessem atestar a importância da psicanálise no mundo contemporâneo. A investigação teórico-bibliográfica, fundamentada em metodologia qualitativa, apontou para o entendimento de que a saída encontrada pelo movimento psicanalítico francês em resposta a crise instalada ocorreu pela via do retorno à psicanálise aplicada à terapêutica, colocando-a no centro dos debates e ações. O objetivo deste artigo é recuperar parte dessa história recente da psicanálise francesa e seus impactos para os psicanalistas em todo o mundo, trazendo as nuances dos movimentos que se constituíram no referido período. Destaca-se a organização do "Estados Gerais da Psicanálise", movimento que reuniu psicanalistas de diferentes abordagens e filiações institucionais a fim de discutir os desafios para a psicanálise no novo século. Por fim, trazemos a experiência dos Centros Psicanalíticos de Consulta e Tratamento (CPCTs), criados para ofertar tratamento psicanalítico gratuito, de forma a evidenciar a utilidade social da psicanálise.

Keywords : psicanálise aplicada; psicanálise e política; psicanálise e instituições; avaliação terapêutica.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License