SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Fundamentos metodológicos da pesquisa teórica em psicanáliseA angústia como pathos fundamental: uma questão freudiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

PALMA, Claudia Maria de Sousa. Desdobramentos do ensino acadêmico para a formação psicanalítica: contribuições da clínica ofertada em hospital geral. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 79-89. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i1.5157.

O presente artigo se interessa pelos efeitos do ensino acadêmico, sustentado na metapsicologia freudiana, nos aportes lacanianos e na clínica psicanalítica desenvolvida em instituição de saúde pública. Para tanto, dialoga com dois trabalhos realizados, respectivamente, em dois hospitais gerais: uma pesquisa com pacientes atendidos por profissionais em especialização, que pretende problematizar os efeitos de tratamento nos pacientes atendidos, e um projeto de extensão que problematiza as condições de ensino da clínica a partir do encontro de discentes com os dispositivos de tratamento e seus efeitos. A partir desse diálogo, o trabalho destaca as nuances da formação clínica acadêmica no campo psicanalítico, atendo-se às consequências de que, se a experiência com a clínica é uma das condições à formação de um analista, um analista é condição à instauração da situação analítica que ao tratamento interessa. Discute a implicação desse fator nos efeitos produzidos na clínica ofertada em instituição, acrescendo-se, na análise, o cenário institucional com sua variedade clínica e suas demandas curativas, que, por um lado, de somam à formação, por outro, solicitam um preparo do profissional se o horizonte é um tratamento analítico na sua distinção às abordagens terapêuticas e assistenciais. Sobre esse ponto, o artigo resgata os indicadores freudianos quanto aos limites de apreensão à vertente clínica da psicanálise, na universidade, alinhando-se à análise pessoal do profissional como dispositivo fundamental. Considerando a especificidade da proposta acadêmica na graduação, propõe um dispositivo de ensino ao manejo com o saber inconsciente que interessa à clínica psicanalítica.

Palavras-chave : formação do analista; clínica psicanalítica em instituição de saúde; formação psicanalítica acadêmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License