SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Circulação de artigos brasileiros sobre Carl Rogers: ascensão, renascimento ou declínio?Psicanálise, "arte literal"?: Objeto e letra sob um ponto de vista psicanalítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

DE MORAES, Natália de Andrade  e  PERRONE, Claudia Maria. A polêmica do tratamento psicanalítico do autismo: dimensões políticas, sociais e econômicas. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 12-22. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i2.5242.

Este estudo problematiza a polêmica do tratamento psicanalítico do autismo, situando a forma como se apresenta atualmente no Brasil. Assumindo a indissociabilidade entre os campos político e clínico, propõe a discussão dos aspectos sociopolíticos e econômicos componentes do problema como via de compreensão contextual do que se apresenta como questão clínica. Nesse sentido, trabalha sobre o modo como os avanços da lógica comportamental testemunham um apagamento da dimensão do sujeito, levando à biologização do humano e à relações de supressão da diferença e do sofrimento, discutindo os efeitos do pensamento neoliberal sobre o campo da saúde, especificamente em relação à psicanálise e ao autismo, de forma a evidenciar a submissão a uma lógica de mercado. Por fim, busca situar o lugar da psicanálise no contexto composto, sinalizando seu movimento de resistência à lógica de disputa incorporada nos debates sobre o tratamento do autismo.

Palavras-chave : psicanálise; autismo; clínica psicanalítica; psicanálise e política.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License