SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A polêmica do tratamento psicanalítico do autismo: dimensões políticas, sociais e econômicasDinâmica, topologia e economia na construção de uma metapsicologia da constituição do sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

DIONISIO, Gustavo Henrique. Psicanálise, "arte literal"?: Objeto e letra sob um ponto de vista psicanalítico. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 23-31. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i2.5201.

Partindo do trabalho do psicanalista Serge Leclaire, visamos discutir neste ensaio o conceito de letra cunhado no interior do pensamento psicanalítico, passando lateralmente por Jacques Lacan para, em seguida, articulá-lo a uma problemática do campo das artes pela via da reflexão estética e da recepção da obra de arte. Assim, procuraremos hipotetizar a existência de uma "arte literal", visando demonstrar em que medida os artistas chegam a verdades psicanalíticas "sem depender" do corpus teórico da primeira. Friccionando a reflexão de Leclaire com certas obras de arte "literais", propomos uma espécie de torção na relação estabelecida anteriormente por Lacan entre a dimensão da letra e o lugar do objeto a na teoria psicanalítica.

Palavras-chave : letra; objeto; sujeito; falo; arte contemporânea.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License