SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Dynamics, topology and economy in the construction of a metapsychology of the constitution of the subjectFight club and the society of spectacle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

SILVA, Josenildo José da  and  ROCHA, Zeferino de Jesus Barbosa. Interpretando o "sem sentido": um olhar hermenêutico na metodologia psicanalítica. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 41-53. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i2.5207.

O presente artigo foi construído a partir de uma inquietação do autor na busca por justificar a metodologia utilizada em sua pesquisa em psicanálise, como modo de aproximação e releitura de textos de Sigmund Freud. Diga-se, de início, pois, que queremos evitar o que normalmente acontece quando se trata de uma pesquisa estritamente teórica, em que o autor tem a preocupação de apresentar, de antemão, as obras que serão objeto de seu estudo e esquece de mencionar os pressupostos da leitura que efetuará ao longo do seu trabalho. Por acreditarmos, então, na possibilidade de uma aproximação entre a visão psicanalítica e a visão hermenêutica, nos propomos aqui problematizar esta tentativa que denominamos de leitura psicanalítica-hermenêutica.

Keywords : Freud; hermenêutica; psicanálise; metodologia; interpretação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License