SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2The urban art and its effects on subjective processes: a bibliographic review in psychology fieldInterpersonal contact with homosexuals and beliefs about homoparental adoption author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

PEREIRA, Ana Alice da Silva  and  PROCHNO, Caio César Souza Camargo. Sentidos produzidos a partir do discurso sobre o corpo feminino na publicidade. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 76-86. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i2.5177.

Este artigo busca analisar os sentidos produzidos a partir do discurso sobre o corpo feminino em três anúncios publicitários de produtos voltados para esse público. A perspectiva adotada é a análise do discurso de linha francesa, a partir de uma breve apresentação dos conceitos de discurso, história nova e memória discursiva. O discurso em questão é o discurso publicitário, que, na intenção de promover o consumo, atribui valores e ideais aos produtos que veicula. O estudo reconhece um caráter pedagógico nas revistas femininas, assim como nos anúncios selecionados, característico desse tipo de publicação, demonstrando uma tentativa de ensinar como deve ser uma mulher. Nesse sentido, a análise aponta que as peças publicitárias constroem imperativos sobre o corpo da mulher, que deve ser submetido a determinados procedimentos e fazer uso de produtos para que possa se inserir adequadamente na cultura.

Keywords : corpo; mulher; publicidade; análise do discurso; contemporaneidade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License