SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3The lack of borders in the adolescence today: the adolescent in breakdown?In the wanderings of "street kids", an inventive act of the subject author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

GUERRA, Andréa Máris Campos  and  ARANHA, Mariana da Costa. Guerra, tempo e memória: duas notas sobre a mortalidade juvenil brasileira. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 23-31. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.5540.

O artigo propõe duas notas para analisar a guerra entre os jovens no microtráfico ilícito de drogas, numa interface entre Psicanálise e Antropologia, a partir da noção entre tempo e memória. Na primeira nota, trabalhamos a hipótese de que a guerra teria a função de conectar passado e futuro, pois, através da vingança, haveria uma inscrição no tempo e uma marca cunhada na história, que se perpetua pela memória. A segunda nota trabalha o circuito das mortes no microtráfico, incluindo o saber que o jovem lança mão para lidar com o mecanismo de exclusão a que está submetido. Nesse sentido, trabalhamos a hipótese de que a morte desempenha uma função estrutural no sistema de vida desses jovens e comporta uma positividade, visto que escreve a presença desses sujeitos na cidade, ainda que às avessas. Ao serem nomeados pelos registros oficiais dos dispositivos de poder, os jovens ganham inscrição, ao mesmo tempo em que se apagam na escrita de um nome na história dos homens. Assim, colocando suas vidas em risco na guerra do tráfico, os jovens parecem almejar não a morte, mas a inscrição de uma escrita marginal, que não ganha registro na língua do Outro social.

Keywords : psicanálise; política; Antropologia; Juventude; Mortalidade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License