SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3La carencia de fronteras en la adolescencia de la actualidad: el adolescente en pánico?En la errancia del "niño de la calle", un acto inventivo del sujeto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

GUERRA, Andréa Máris Campos  y  ARANHA, Mariana da Costa. Guerra, tempo e memória: duas notas sobre a mortalidade juvenil brasileira. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 23-31. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.5540.

O artigo propõe duas notas para analisar a guerra entre os jovens no microtráfico ilícito de drogas, numa interface entre Psicanálise e Antropologia, a partir da noção entre tempo e memória. Na primeira nota, trabalhamos a hipótese de que a guerra teria a função de conectar passado e futuro, pois, através da vingança, haveria uma inscrição no tempo e uma marca cunhada na história, que se perpetua pela memória. A segunda nota trabalha o circuito das mortes no microtráfico, incluindo o saber que o jovem lança mão para lidar com o mecanismo de exclusão a que está submetido. Nesse sentido, trabalhamos a hipótese de que a morte desempenha uma função estrutural no sistema de vida desses jovens e comporta uma positividade, visto que escreve a presença desses sujeitos na cidade, ainda que às avessas. Ao serem nomeados pelos registros oficiais dos dispositivos de poder, os jovens ganham inscrição, ao mesmo tempo em que se apagam na escrita de um nome na história dos homens. Assim, colocando suas vidas em risco na guerra do tráfico, os jovens parecem almejar não a morte, mas a inscrição de uma escrita marginal, que não ganha registro na língua do Outro social.

Palabras clave : psicanálise; política; Antropologia; Juventude; Mortalidade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License