SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3War, time and memory: two notes on the brazilian youth mortalityAdolescents in conflict with the law, RAP and poetize: slips of "bare life" to "crazy life" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

BARROS, Paula Cristina Monteiro de  and  HOFFMANN, Christian. Na errância do "menino de rua", um ato inventivo do sujeito. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 32-44. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.5570.

O adolescente em situação de rua escancara, por meio de seu movimento errante, a degradação subjetiva e a mutilação social de sujeitos marcados, muitas vezes, desde o nascimento, pela ausência da possibilidade de reconhecimento social, relegados que estão à posição de dejeto a ser execrado. Ejetados da cena familiar e em resposta à exclusão social, os "meninos de rua" - expostos à radicalidade da violência, do banimento, da precariedade social, dos traumatismos, da ruptura de laços, da indiferença, do anonimato - vagueiam pelos espaços públicos, numa trajetória que ora ratifica a marca "menino de rua" e seus efeitos de aniquilamento do sujeito, ora a essa marca se opõe, delineando um movimento de vida e de resistência. Este trabalho resulta de inquietações advindas de uma experiência clínico-institucional e, partindo de proposições psicanalíticas acerca da condição errante do desejo e da errância estruturante do adolescente, pretende discutir o que se faz singular na errância do adolescente em situação de rua, tanto em termos de um vagar sem rumo certo do "menino de rua", como de um ato inventivo, uma tomada de posição do sujeito adolescente. Nessa discussão, situaremos a instituição como um possível ponto de ancoragem para o sujeito; referente simbólico que, ao legitimar o recurso à palavra, subverte a lógica da exclusão social que emudece o sujeito, permitindo uma ultrapassagem da "marca da exclusão" para a rasura de um traço que enoda e faz laço social.

Keywords : adolescente em situação de rua; errância; exclusão social; instituição.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License