SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Jóvenes "infractores", el RAP y el poetar: deslizamientos de la "nuda vida" a la "vida loca"¿Qué nos enseña la clínica de lo adolescente sobre el acto? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

TOROSSIAN, Sandra; RIBEIRO, Maria D. de Araujo; SILVA, Thiago Pereira da  y  BARBOSA, Marcos Rafael de O. "Eu queria mudar": a psicanálise face à adolescência pobre e sem lugar. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 57-69. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.5575.

O presente artigo tem por objetivo, a partir da articulação de interrogantes que emergem da condução de um caso clínico, refletir acerca das possibilidades de intervenção da Psicanálise e das políticas públicas no caso de adolescências que se constituem em contexto de "ralé". Partimos de uma breve problematização das políticas públicas direcionadas aos adolescentes para desdobrar, posteriormente, ao modo de estudo clínico, questões e proposições sobre a adolescência e seus contextos, bem como as possibilidades de intervenção no cenário da socioeducação. Discutindo o caso, apontamos como direção de trabalho, nesta situação de adolescência sem lugar, a construção de ancoragens possíveis para a sustentação do sujeito e seu desejo em sua relação com o Outro.

Palabras clave : adolescência; socioeducação; psicanálise; políticas públicas; pobreza.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License