SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3"I wanted to change": psychoanalysis in the face of the impoverished adolescence with no placeTeenagers who commit acts of misconduct and guilt author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

SOUZA, Aline de Oliveira e  and  RINALDI, Doris Luz. O que a clínica do adolescente nos ensina sobre o ato?. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 70-81. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.5520.

O presente artigo tem por objetivo situar, a partir de fragmentos clínicos do acompanhamento de uma adolescente em uma instituição pública de saúde, o conceito de ato para a psicanálise, segundo a teoria de Sigmund Freud e Jacques Lacan. Abordaremos a especificidade do ato, tanto no que diz respeito a um modo peculiar de repetição - pela via da compulsão, que não aparece pela via da fala, mas pela atuação (acting out) - quanto no que tange ao ato do analista como função - indicando sua particularidade na incidência de um corte em relação à repetição como compulsão. Essa experiência clínica convoca-nos a pensar sobre a prevalência da repetição pela via do ato, que tem o corpo como destino, assim como sobre a função do ato analítico, que pode operar a partir desse significante enigmático que se revela no ato, de modo a deslocar uma repetição em ato para uma repetição pela via da fala.

Keywords : ato; repetição; significante; ato analítico.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License