SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3What does the clinic with adolescent teach us about the act?Adolescence and the traumatic: on sexual abuse and the vicissitudes of the subject author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

SOUZA, Juliana Marcondes Pedrosa  and  MOREIRA, Jacqueline Oliveira. Adolescentes autores de atos infracionais e o sentimento de culpa. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 82-91. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.5515.

O texto trabalha o sentimento de culpa na obra freudiana e a proposta de responsabilidade em Lacan para compreender questões que se apresentam ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa quanto ao seu envolvimento com a criminalidade e transgressão da lei. Perguntamos se a possibilidade de se preocupar com outro pode ser inscrita na forma de uma responsabilização subjetiva ou na forma de um sentimento de culpa em relação ao outro. No acompanhamento desses adolescentes, a importância de se pensar o ato como sintoma nos revela a forma singular como o sujeito adolescente responde ao outro social. Sugerimos o trabalho do analista como recurso de ampliação da palavra do adolescente e, ao mesmo tempo, ampliação dos horizontes políticos-culturais e acesso ao circuito capital. Assim, o seu percurso no cumprimento da medida implicará em um novo projeto de vida, o qual convoca a sociedade para um novo posicionamento.

Keywords : medida socioeducativa; psicanálise; culpa; responsabilização subjetiva; adolescência.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License