SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Adolescentes autores de actos infractores y el sentimiento de culpaElección profesional en la adolescencia: un estudio psicoanalítico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

SILVA, Roberta Araujo  y  TEIXEIRA, Leônia Cavalcante. Adolescência e o traumático: sobre abuso sexual e as vicissitudes do sujeito. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 92-103. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.6955.

O atendimento de Liz, uma adolescente de 14 anos de idade, abusada sexualmente, é o início de uma discussão acerca da investigação e do atendimento psicanalítico de adolescentes que vivenciaram situação de abuso sexual. Considera-se a vivência de abuso sexual como traumática, de acordo com as concepções teórico-clínicas de Freud, Ferenczi e Winnicott. Este ensaio teve como objetivo conhecer, por meio da escuta psicanalítica, as implicações subjetivas referentes à vivência de abuso sexual na adolescência. Para tal, foram utilizadas consultas terapêuticas no atendimento com a adolescente após sua experiência traumática de abuso. O trabalho de investigação do psiquismo é operado com suporte na constituição de um setting profissional adequado, em que é possível ao terapeuta o uso da experiência de mutualidade. Na sua clínica, Donald Winnicott desenvolveu a consulta terapêutica, um método de investigação e atendimento em Psicanálise, que possibilita uma exploração integral do primeiro atendimento, bem como enseja encontrar em determinados pacientes o seu conflito psíquico e intervir de modo a proporcionar saúde psíquica. Com o amparo no atendimento de Liz, discute-se a contribuição da Psicanálise para a compreensão do impacto do abuso sexual no psiquismo, sobretudo no aprofundamento do conhecimento sobre a singularidade dos destinos psíquicos dados à experiência traumática. Contextos distintos e múltiplas repercussões associam-se a cada vivência de abuso sexual, que deve ser analisada em sua complexidade. Em conclusão, o atendimento psicanalítico por meio das consultas terapêuticas é um importante instrumento de intervenção para os profissionais que atendem casos de violência em todos os âmbitos institucionais.

Palabras clave : abuso sexual; adolescência; psicanálise; trauma; consulta terapêutica.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License