SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Adolescence and the traumatic: on sexual abuse and the vicissitudes of the subjectMedicalization of life and its implications for the contemporary clinical psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

COSTA, Juvaneide Régia; MEDEIROS, Cynthia Pereira de  and  RIBEIRO, Cynara Teixeira. Escolha profissional na adolescência: um estudo psicanalítico. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 104-116. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.5924.

As profundas transformações de ordem política, econômica e social nas sociedades capitalistas e globalizadas, geradas pelos avanços da ciência, da indústria eletrônica, da informática e da robótica, refletem-se na coletividade e nos modos de organização do mundo do trabalho. Adolescentes e jovens são afetados por essas transformações, apresentando manifestações psíquicas diversas frente à escolha de suas profissões, que denunciam o mal-estar e o sofrimento vivenciado diante das vicissitudes desse processo e das expectativas por ele geradas. Trata-se de um artigo teórico no qual articulamos as dificuldades e os impasses que envolvem a escolha profissional na adolescência às determinações psíquicas inconscientes desse processo e aos lutos que o adolescente precisará fazer para poder optar por uma profissão. A partir do referencial freudiano e lacaniano, realizou-se um estudo do conceito de adolescência que, articulado ao processo de escolha profissional e a fragmentos de casos clínicos, evidenciou as seguintes conclusões: 1. Nas escolhas humanas estão implicados processos psíquicos diversos, que, iniciados na infância, são atualizados na adolescência, determinando as escolhas do adolescente, inclusive a profissional; 2. É necessária a elaboração simbólica da separação dos pais da infância, e dos lutos relativos às perdas e renúncias relacionadas às mudanças corporais e aos objetos infantis, para que o adolescente possa aceder ao seu desejo e sustentar suas possibilidades de escolha; 3. A escuta da dimensão inconsciente, presente nas escolhas do sujeito no campo profissional, é fundamental para uma análise das dificuldades aí surgidas, bem como para o encontro de saídas singulares para elas.

Keywords : identificações; adolescente; escolha profissional; Freud; Lacan.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License