SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Adolescência e o traumático: sobre abuso sexual e as vicissitudes do sujeitoMedicalização da vida e suas implicações para a clínica psicológica contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

COSTA, Juvaneide Régia; MEDEIROS, Cynthia Pereira de  e  RIBEIRO, Cynara Teixeira. Escolha profissional na adolescência: um estudo psicanalítico. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 104-116. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.5924.

As profundas transformações de ordem política, econômica e social nas sociedades capitalistas e globalizadas, geradas pelos avanços da ciência, da indústria eletrônica, da informática e da robótica, refletem-se na coletividade e nos modos de organização do mundo do trabalho. Adolescentes e jovens são afetados por essas transformações, apresentando manifestações psíquicas diversas frente à escolha de suas profissões, que denunciam o mal-estar e o sofrimento vivenciado diante das vicissitudes desse processo e das expectativas por ele geradas. Trata-se de um artigo teórico no qual articulamos as dificuldades e os impasses que envolvem a escolha profissional na adolescência às determinações psíquicas inconscientes desse processo e aos lutos que o adolescente precisará fazer para poder optar por uma profissão. A partir do referencial freudiano e lacaniano, realizou-se um estudo do conceito de adolescência que, articulado ao processo de escolha profissional e a fragmentos de casos clínicos, evidenciou as seguintes conclusões: 1. Nas escolhas humanas estão implicados processos psíquicos diversos, que, iniciados na infância, são atualizados na adolescência, determinando as escolhas do adolescente, inclusive a profissional; 2. É necessária a elaboração simbólica da separação dos pais da infância, e dos lutos relativos às perdas e renúncias relacionadas às mudanças corporais e aos objetos infantis, para que o adolescente possa aceder ao seu desejo e sustentar suas possibilidades de escolha; 3. A escuta da dimensão inconsciente, presente nas escolhas do sujeito no campo profissional, é fundamental para uma análise das dificuldades aí surgidas, bem como para o encontro de saídas singulares para elas.

Palavras-chave : identificações; adolescente; escolha profissional; Freud; Lacan.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License