SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Devastação: entre mal-estar e sintoma, o sofrimento relacionado ao feminino irrepresentávelIntersetorialidade em saúde mental: tensões e desafios em cidades do sudeste e nordeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

SIQUEIRA, Marcus Vinicius Soares; MEDEIROS, Bárbara Novaes  e  MENDONCA, Juliana Moro Bueno. O espaço para o scholé no mundo acadêmico. Rev. Subj. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 143-156. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.6385.

Envolto às lógicas gerencialista, produtivista e mercadológica, a academia aprofunda suas próprias contradições que a definem. A partir desse contexto, o objetivo deste artigo teórico é o de discutir de maneira crítica, as relações de trabalho no mundo acadêmico a partir de dimensões como: o espaço para o ócio na visão grega (scholé), o desprazer e o prazer. Constata-se que é fundamental conceber as duas últimas dimensões de maneira imbricada com a primeira para que exista uma reflexão crítica a respeito das atividades que envolvem o trabalho docente no ensino superior. Caso contrário, pouca atenção será ofertada para a construção de mecanismos de trabalho emancipatórios, oriundos da conduta individual e coletiva, que ajudam a renovar a relação do sujeito com o trabalho. É necessário, portanto, o resgate do espaço do scholé enquanto valor, não para fins instrumentais, mas humanos, ligado à alteridade nas relações do professor, visando transformar a realidade social, por intermédio seja do ensino, seja da pesquisa e/ou da extensão.

Palavras-chave : Professores; Prazer; Desprazer; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License