SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1The beat pots and state of exception: a psychoanalytical reading about the brazilian social upheaval at the 2015-2016 yearsManifestations paranoids in the absence of psychosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

FERREIRA, Patrícia do Prado. O cartel psicanalítico e os limites de sua escala lógica. Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 23-33. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i1.6528.

A proposta deste trabalho é abordar o limite de escala lógica do cartel. Esse dispositivo de transmissão é proposto por Jacques Lacan e chamado de "órgão de base" do funcionamento de sua Escola. O cartel pode ser entendido como uma forma coletiva que emerge de diversas tentativas - inclusive fracassadas - de constituição que se estrutura para-além dos efeitos de 'grupo' descritos por Freud em Psicologia das massas e análise do eu. Portanto, objetiva-se que o cartel escape às tradicionais estruturas hierárquicas e verticalizadas, além de tentar esvaziar o sentido das identificações entre os pares e do 'Um ideal'. Para tanto, a proposta é de um arranjo lógico limitado a 4+1, em que os membros do cartel se reúnam em torno de um tema (que funcionaria como elo entre o pequeno grupo), apresentando um argumento de trabalho que simultaneamente faz o grupo - uma vez que os membros estão articulados por uma produção de saber, uma tarefa - e particulariza a questão. Pensando com base na teoria dos discursos (que se utiliza de matemas para demonstrar os engendramentos dos laços sociais) proposta por Lacan em 1969-70, a estrutura de um cartel pode ser associada a uma inscrição no discurso do analista. Os outros discursos - do mestre, do universitário e da histérica - de certo modo mapeiam o aparelhamento de gozo de maneira indiferente às escalas sociais. A qualificação 'numérica' do cartel é pouco estudada na psicanálise e, em nosso entender, diz de um compromisso implícito da teoria lacaniana com certas teses da filosofia política e da sociologia a respeito da origem dos fenômenos de massa. Partindo-se dessas idéias é que nos perguntamos o que seria um 'laço pelo discurso analítico' que não corroborasse com esse corolário restritivo, que, ao contrário dos outros discursos, incide sobre a escala do laço social. Tentamos nos servir da psicanálise - sobretudo da proposta lacaniana do cartel - para pensarmos na estrutura grupal como também potencialmente emancipatória. Acreditamos que isso está posto no fundamento do 'órgão basal' da Escola, ao sugerir pensar para-além da alienação grupal.

Keywords : massa; grupo; cartel; discursos.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License