SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Manifestaciones paranoicas en la ausencia de psicosisComplejidad en el enfoque de la minusvalía física: discutiendo aspectos personales, orgánicos y ambientales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

QUAGLIATTO, Tassiana Machado  y  PARAVIDINI, João Luiz Leitão. A infância marginal e o Governo do (im)possível. Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 45-55. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i1.6949.

As crianças passaram a ser fonte de interesse e preocupação social e política a partir do advento da modernidade. A criação de legislação para o cuidado da infância surge para tentar resolver o problema das crianças que se encontravam fora da norma, que estavam à margem do padrão médio, o qual se denomina, neste trabalho, de infância marginal. Busca-se resgatar a história dessa infância no Brasil e trazer à tona a trama discursiva acerca das relações de poder e de saber, na modernidade e na contemporaneidade, que engendram ideias e práticas sobre as crianças marginais. A partir desse levantamento, pôde-se perceber que as propostas de governamentalidade da infância marginal fracassam continuamente, bem como o uso de práticas violentas e segregatórias que retornam o tempo todo no trato com essas crianças. Para se analisar tais achados, desenvolve-se uma hipótese das intenções públicas para com a infância marginal, estendendo-se às políticas e práticas atuais, como as de investimento na primeira infância. Por fim, propõe-se um direcionamento para pensar uma forma possível de cuidado com a infância marginal.

Palabras clave : genealogia; infância marginal; psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License