SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Postpartum depression beyond diagnosis: social representations and subjectivityInstitutionalization of the graduation in psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

CARLOTTO, Mary Sandra et al. Estressores ocupacionais e estratégias de enfrentamento. Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 92-105. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i1.6462.

O presente estudo teve como objetivo conhecer a vivência dos estressores ocupacionais e estratégias de enfrentamento utilizadas na perspectiva dos professores. Participaram do estudo oito professoras provenientes de duas escolas públicas municipais de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o método do diário em sua modalidade qualitativa, estruturado em dois eixos temáticos estabelecidos a priori: estressores e estratégias de enfrentamento utilizadas. Os registros foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo categorial-temática. Como resultados, foram identificados cinco estressores de natureza psicossocial: relação professor-alunos; falta de apoio de familiares de alunos; sobrecarga de papel; conciliar trabalho-família e conciliar trabalho-vida pessoal. As estratégias de enfrentamento referidas foram as com foco na emoção e evitação.

Keywords : estresse ocupacional; estratégias de coping; professores.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License