SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Similitudes y especificidades entre los estudios del ocio y los estudios de recreación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

PEREIRA, Ana Alice da Silva  y  PROCHNO, Caio César Souza Camargo. Psicanálise e literatura: uma proposta de análise do conto Berenice. Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 1-12. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i2.5205.

Este artigo trata de uma análise do conto Berenice, de Edgar Allan Poe. O conto faz parte de uma coletânea de histórias de terror e mistério, e está inserido no que se chama de literatura fantástica. A análise proposta tem por base a psicanálise, considerando seu entendimento como método de conhecimento a partir da interpretação, sem, contudo, desconsiderar elementos da crítica literária. Foram pontos marcantes nos resultados deste estudo o surgimento da psicanálise e da literatura fantástica, a questão do duplo, o espaço na narrativa, o onírico, as fantasias acerca da cena aterrorizante e a literatura de terror como possibilidade de acessar o estranho e o desamparo, assim como realizar o desejo de transgressão do sujeito.

Palabras clave : literatura; psicanálise; literatura fantástica; Poe; medo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License